Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/08/2010 - 14h36

Ex-premiê Tony Blair dará lucros de livro a soldados feridos

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair, criticado duramente por ter levado o país à guerra do Iraque, decidiu doar os lucros de seu livro de memórias para um projeto que ajuda soldados feridos.

Uma porta-voz da Royal British Legion, que apoia membros atuais e passados das Forças Armadas, disse que a doação de Blair chega a 4,6 milhões de libras (R$ 12,6 milhões) antecipados dos primeiros meses de vendas. O livro, intitulado "A Journey" ("Uma Jornada", em tradução livre), deve ser vendido a partir de 1º de setembro no Reino Unido. Não há previsão para chegar ao Brasil.

O Royal British Legion disse que os lucros vão ser direcionados para o Battle Back Challenge Centre, um projeto que ajuda militares gravemente feridos a se reabilitarem.

Blair, agora um enviado do Quarteto para o Oriente Médio, foi o primeiro-ministro trabalhista a ficar mais tempo no poder --ganhando três eleições consecutivas antes de renunciar em 2007.

Sua reputação foi ofuscada pela decisão de enviar tropas britânicas para a invasão do Iraque em 2003, sem mandato da ONU (Organização das Nações Unidas) e sob oposição de muitos britânicos. Cerca de 179 soldados britânicos morreram no Iraque.

Os ativistas anti-guerra já planejam protestos no lançamento do livro.

Um porta-voz de Blair disse que a doação foi em reconhecimento da coragem e sacrifício das Forças Armadas do Reino Unido.

Desde que deixou o gabinete, Blair lucrou grandes somas com discursos, palestras e trabalhos de consultoria.

Blair foi criticado na mídia ao divulgar uma lista de condições para o lançamento de seu livro, incluindo veto a fotografias e a dedicatórias.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página