Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/08/2010 - 22h11

Senador republicano John McCain é "gênio" das redes sociais da política americana

Publicidade

DA EFE, EM WASHINGTON

John McCain, 73, é um dos senadores mais veteranos dos EUA, mas quando se trata de Twitter, YouTube e Facebook, não há jovem na Câmara Alta que possa com ele, segundo um estudo realizado por duas universidades do país sobre "inteligência digital".

O estudo das Universidades George Washington e Universidade de Nova York, publicado nos sites das escolas, diz que McCain é o senador com mais alto "coeficiente digital". O índice de inteligência digital combina o uso que os cem senadores americanos fazem de redes sociais como Twitter e Facebook, e sites como o YouTube. O estudo avalia não só a quantidade de mensagens, mas também o número de seguidores.

McCain, que durante a campanha presidencial de 2008, quando competiu pela Casa Branca pelo Partido Republicano, não conseguiu projetar a imagem de gênio digital, conquista atingida pelo rival Barack Obama, não é uma exceção entre os conservadores.

Após serem deixados para trás nas eleições de 2008 no uso da internet como arma eleitoral, os senadores republicanos têm agora uma "inteligência digital" 5,5 pontos superior à de seus rivais democratas, segundo o levantamento.

O estudo "Índice de inteligência digital: Senado dos EUA" revela que "os senadores republicanos têm um maior domínio da internet e conquistam seguidores no Facebook e Twitter em um ritmo mais rápido que os democratas".

Assim, dos sete senadores que conseguiram ter o troféu de "gênios" das redes sociais, quatro são republicanos, começando por McCain, o rei do Twitter, seguido por Jim DeMint, da Carolina do Sul, Scott Brown, de Massachusetts, e John Cornyn, do Texas.

Os únicos democratas que aparecem entre os cinco primeiros lugares da "classificação" são Al Franken, o ex-humorista e comentarista de rádio de Minnesota, e Harry Reid, líder da maioria democrata no Senado.

A senadora democrata pela Califórnia, Barbara Boxer, é a sétima.

Segundo o estudo, os senadores republicanos têm 3.000 seguidores a mais no Twitter e 20.000 a mais no Facebook que os democratas.

Na liderança incontestável está McCain, que tem 625 mil seguidores no Facebook, quase o triplo que o segundo lugar, Brown, e umas oito vezes e meia a mais que o senador republicano John Thune, que ocupa o terceiro lugar.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página