Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/08/2010 - 22h18

Marinha dos EUA salva pescadores iranianos após incêndio

Publicidade

DA REUTERS, EM WASHINGTON

Um navio do grupo da Marinha americana Harry S. Truman resgatou oito pescadores iranianos de um barco em chamas no Mar Árabe. Eles forneceram comida, água e roupas novas, antes de entregá-los a um navio da Marinha iraniana dois dias depois, informou a Marinha dos Estados Unidos nesta sexta-feira.

O incêndio no barco dos pescadores foi visto na quarta-feira e dois helicópteros do esquadrão do grupo de navios foram enviados para resgatar os pescadores, que haviam abandonado seu barco e estavam em um bote salva-vidas.

Os iranianos foram levados de helicóptero até o porta-aviões Harry S. Truman, onde foram examinados por médicos para checar se não estavam gravemente feridos. Eles receberam permissão para ficar no navio enquanto autoridades do Irã organizavam sua coleta.

Eles foram transferidos na sexta-feira com um pequeno barco para o navio iraniano AKL Chiroo.

Os Estados Unidos e o Irã não mantêm relações diplomáticas formais desde a Revolução Islâmica de 1979, no Irã. O relacionamento entre os dois países permanece frio nos últimos anos, com Washington liderando as pressões internacionais para aplicar sanções contra o Irã por causa de seu programa nuclear.

Embora o Irã afirme que seu programa nuclear seja apenas para o desenvolvimento de energia, Washington insiste que Teerã tem a intenção de buscar armas nucleares.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página