Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/08/2010 - 04h01

Primeiros soldados japoneses partem para missão humanitária no Paquistão

Publicidade

DA EFE

Um primeiro contingente de 50 soldados japoneses partiu neste sábado em missão humanitária para o Paquistão, onde 530 militares das Forças de Autodefesa de Terra (Exército) do Japão serão desdobrados pela primeira vez ao exterior desde 2005.

Os 50 soldados devem trabalhar a partir da próxima semana em Multan (centro do Paquistão), uma das zonas devastadas pelas inundações que desde julho deixaram 20 milhões de desabrigados no país, segundo a ONU.

Os 530 japoneses se mobilizarão nesta missão, que durará dois meses e vai se estender por um raio de 200 quilômetros de Multan, segundo a agência local Kyodo.

O Ministério da Defesa do Japão ordenou na sexta-feira o desdobramento de uma unidade de helicópteros de seu Exército ao Paquistão em missão humanitária, a primeira de militares japoneses ao exterior desde 2005.

A unidade consiste em três helicópteros UH-1 e três aviões de carga, que serão enviados nos próximos dias ao Paquistão.

A Constituição japonesa, de caráter pacifista, limita a participação do Exército do país em operações que não sejam em defesa própria, embora desde 1998 o país tenha participado de várias missões humanitárias fora de suas fronteiras.

Os militares japoneses que participem da missão, que acontece a pedido do governo paquistanês, não irão armados. Seu objetivo será fornecer comida e remédios aos desabrigados, assim como transportá-los aos hospitais quando seja necessário.

Cerca de 20 milhões de pessoas foram afetadas de maneira direta ou indireta pelas inundações sofridas pelo Paquistão desde o fim de julho, que alagaram quase 17% do território, segundo a ONU.

O governo do Japão anunciou recentemente uma ajuda de emergência de US$ 14,4 milhões para o Paquistão.

A primeira vez que o Exército japonês saiu de seu território desde o final da Segunda Guerra Mundial em 1945 foi em 1998, quando participou de sua primeira missão com fins humanitários com uma expedição médica de 80 militares para ajudar aos desabrigados do furacão Mitch em Honduras.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página