Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/09/2010 - 16h10

Jornalista japonês é libertado após cinco meses de sequestro no Afeganistão

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um jornalista japonês sequestrado no Afeganistão em abril foi libertado, segundo uma autoridade local afegã, que disse neste domingo que o jornalista foi sequestrado pelo Taleban.

Kosuke Tsuneoka, 41, foi levado à embaixada do Japão na capital afegã, Cabul, informou a agência de notícias japonesa Kyodo, citando fontes do governo do Japão.

AP
Foto sem data mostra Kosuke Tsuneoka, jornalista japonês que ficou sequestrado por cinco meses
Foto sem data mostra Kosuke Tsuneoka, jornalista japonês que ficou sequestrado por cinco meses

Tsuneoka estava no Afeganistão desde o meio de março, e foi dado como desaparecido na cidade de Kunduz, no norte, perto da fronteira com o Tadjiquistão.

Mohammad Omar, governador da província de Kunduz, disse que o jornalista freelancer foi libertado neste sábado no distrito de Dasht-e Archi.

Baseado em relatos das forças de segurança, ele foi solto ontem. Ele foi libertado muito provavelmente em troca de pagamento de dinheiro", disse Omar, sem dar detalhes.

O Taleban mantém uma luta insurgente cada vez mais sangrenta contra o governo afegão e as forças aliadas. O grupo disse na época que Tsuneoka desapareceu que havia o sequestrado.

O grupo islâmico não foi encontrado para comentar o caso hoje.

O Taleban usa Kunduz como base para lançar ataques em algumas partes no norte, que já foi uma das áreas mais pacíficas do país. O grupo militante ampliou sua insurgência para além de seus bastiões no sul e leste nos últimos anos.

O sequestro de afegãos e estrangeiros tornou-se lucrativo recentemente, para gangues criminosas e o Taleban.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página