Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/09/2010 - 08h32

Coreia do Norte deve libertar barco de pesca sul-coreano após um mês

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A Coreia do Norte afirmou nesta segunda-feira que vai libertar um barco de pesca sul-coreano, capturado com sete marinheiros a bordo, um mês depois de ser capturado por entrar ilegalmente nas águas do país.

Segundo a agência estatal KCNA, o governo destacou que a devolução da embarcação foi feita por "motivos humanitários" e apenas depois que os pescadores "admitiram a seriedade de seu ato e deram garantias de tal ato nunca se repetiria".

O Daeseung 55, com quatro sul-coreanos e três chineses a bordo, foi apreendido pelas autoridades norte-coreanas quando aparentemente navegava perto da zona econômica exclusiva norte-coreana, em 8 de agosto passado, no mar do Japão, ao leste da Península Coreana. Segundo a Guarda Costeira sul-coreana, não estava claro onde o barco pesqueiro estava ao ser capturado. A embarcação deixara o porto de Pohang, no sudoeste do país, em 1º de agosto e deveria voltar no dia 10.

A Cruz Vermelha disse que o barco e a tripulação serão libertados às 4h desta terça-feira, no mar da costa leste da península.

O incidente elevou a tensão na península, que ainda sofre com as consequências do naufrágio do navio de guerra sul-coreano Cheonan, em 26 de março, quando 46 marinheiros morreram. Seul diz que o navio foi alvejado por Pyongyang, que nega.

Incidentes marítimos envolvendo barcos de pesca ou mercantes acontecem com frequência na península coreana. Embora a maioria se resolva pacificamente, houve conflitos com mortes em 1999, 2002 e 2009. Em julho do ano passado, a Coreia do Norte deteve quatro pescadores sul-coreanos por um mês.

Analistas já previam que Pyongyang libertaria este pesqueiro após investigar o ocorrido, o que levaria um mês.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página