Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/09/2010 - 10h40

Ao menos 500 militares estrangeiros morreram no Afeganistão em 2010

Publicidade

PAUL TAIT
DA REUTERS, EM CABUL (AFEGANISTÃO)

O número de soldados estrangeiros mortos no Afeganistão em 2010 chegou a pelo menos 500, apenas 21 a menos do que o saldo de vítimas em todo o ano de 2009. Os números são de um site independente de monitoramento e de um balanço da agência de notícias Reuters.

Houve um forte aumento no número de mortes entre os militares estrangeiros num momento em que as tropas realizam mais operações para conter a crescente insurgência liderada pelo Taleban, que se espalhou além dois tradicionais redutos do grupo, no sul e leste do Afeganistão.

A Força Internacional de Assistência para Segurança --a unidade da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) no Afeganistão-- informou que um de seus soldados foi morto num ataque de insurgentes no leste do país, neste domingo. Não foram divulgados mais detalhes.

Desde sexta-feira, pelo menos cinco soldados foram mortos no país, incluindo o primeiro georgiano a morrer no conflito.

A violência por todo o Afeganistão está em seu ponto máximo desde que forças afegãs apoiadas pelos Estados Unidos depuseram o Taleban do governo, no fim de 2001. O número de vítimas é recorde entre civis e militares e os comandantes dos EUA e da Otan alertam que haverá mais duros combates.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página