Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/09/2010 - 10h11

Vice-premiê do Timor Leste renuncia após insultos e denúncia

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um dos dois vice-premiês do Timor Leste Mario Carrascalão apresentou nesta quarta-feira sua renúncia após denunciar a corrupção "desenfreada" no governo e de ser chamado de mentiroso pelo premiê, Xanana Gusmão.

Carrascalão acusou o governo de corrupção quando fracassou em comprar equipamento de construção de um fornecedor que ele indicou. O governo,por sua vez, emitiu um comunicado no qual disse que o fornecedor indicado por Carrascalão não seria capaz de entregar o material a tempo e pediu que o vice-premiê retirasse as acusações.

Gusmão chegou a chamar Carrascalão de "estúpido mentiroso" depois de ser acusado de envolvimento em um caso de corrupção de US$ 300 milhões no Ministério das Finanças.

"Com 73 anos, pela primeira vez em minha vida alguém me chama de "estúpido mentiroso". Como cidadão normal, minha resposta foi deixar o cargo", disse o Carrascalão à imprensa após entregar a carta de renúncia a Gusmão. "A corrupção e o nepotismo estão desenfreados, e os corruptores gozam de proteção. Muitos falam de erradicar a corrupção, mas são poucos os que têm boas intenções e fazem algo".

O governo timorense recebeu várias acusações de corrupção contra políticos em altos cargos, incluindo as ministras de Finanças e de Justiça. Desde fevereiro, uma comissão anticorrupção estuda quem são os envolvidos e como erradicar o mal.

Após quatro séculos de colonização portuguesa, 24 anos de ocupação indonésia e outros três sob administração da ONU (Organização das Nações Unidas), Timor Leste conquistou independência em 20 de maio de 2002. Desde então, o país foi atingido por várias crises por conta de conflitos internos.

A imprensa local especula que a renúncia de Carrascalão, membro do Partido Social Democrata (PSD), pode levar a legenda a abandonar a coalizão de governo com Gusmão e lançar o país novamente em um cenário de instabilidade política.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página