Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/09/2010 - 13h03

Irã diz que libertará um dos três alpinistas americanos presos

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O Ministério de Cultura do Irã disse nesta quinta-feira às agências internacionais de notícias que um dos três alpinistas americanos presos há mais de um ano no país será libertado no próximo sábado (11). O governo não revelou quem exatamente seria libertado.

Os americanos Shane Michael Bauer, 27, Joshua Felix, 27, e Sarah Emily Shourd, 31, foram detidos no dia 31 de julho do ano passado após atravessar ilegalmente a fronteira entre Iraque e Irã. Eles são acusados de espionagem pelas autoridades iranianas e foram mantidos presos apesar de forte pressão do governo americano. Os detidos, assim como suas famílias, asseguram que são turistas que se perderam durante uma excursão e entraram por erro no Irã.

Raheb Homavandi/Reuters
Mães dos alpinistas americanos falam à imprensa ao lado de seus filhos, presos em Teerã há um ano
Mães dos alpinistas americanos falam à imprensa ao lado de seus filhos, presos em Teerã há mais de um ano

O ministério enviou uma mensagem via SMS aos repórteres para que fossem ao Hotel Esteqlal, às 9h do próximo sábado, para testemunhar a libertação em homenagem ao Eid al-Fitr --feriado que marca o fim do mês sagrado do Ramadã. É comum no mundo islâmico que esta data seja marcada com demonstrações de clemência e libertação de prisioneiros.

O hotel fica perto da prisão Evin e foi onde as mães dos americanos puderam encontrá-los em maio passado, em uma visita amplamente divulgada pela imprensa.

O ministro de Inteligência, Haidar Moslehi, disse no mês passado que há provas de que os três americanos têm vínculos com os serviços de inteligência dos Estados Unidos. Ele disse ainda que as investigações sobre a acusação de espionagem vão ser encerradas logo. Eles ainda não foram acusados formalmente, mas sob a lei islâmica podem ser condenados à morte.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página