Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/09/2010 - 05h10

Político paquistanês exilado no Reino Unido é assassinado em Londres

Publicidade

DA EFE, EM LONDRES

Um político paquistanês exilado no Reino Unido foi assassinado nas proximidades da casa onde vivia, em Londres, informou a rede televisiva "BBC" nesta sexta-feira (17).

Imram Farooq, 50, ex-deputado e dirigente do partido Muttahida Quami Movement (MQM), recebeu vários golpes de navalha, que causaram sua morte uma hora depois. Até o momento, a polícia britânica não prendeu ninguém.

O MQM declarou dez dias de luto e, após a notícia, a violência explodiu em Karachi, onde houve disparos e carros foram incendiados.

Centenas de militantes do partido foram à sua casa em Karachi, a maior cidade do Paquistão e onde seu partido conta com o maior apoio, segundo a emissora britânica.

Farooq tinha passado à clandestinidade no Paquistão em 1992, e sete anos depois pediu asilo político no Reino Unido.

Procurado pelas forças de segurança paquistanesas, o político disse em 1999 que tinha passado os sete anos anteriores escondido em Karachi.

Farooq foi um dos membros fundadores do MQM, cujos dirigentes disseram que acreditam que conseguirão repatriar o corpo.

Atualmente, o dirigente morto era, na prática, o segundo na hierarquia do partido, embora não tenha retornado ao Paquistão desde que se exilou na Inglaterra.

Segundo a "BBC", o MQM tem um passado "violento", mas em 1999 Farooq disse as acusações contra ele "motivadas politicamente".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página