Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/09/2010 - 20h57

Metrô de NY reforça câmeras no metrô após ataque frustrado à Times Square

Publicidade

DA REUTERS, EM NOVA YORK

A prefeitura de Nova York ativou 500 novas câmeras em estações de metrô movimentadas, numa reação a incidentes --como a tentativa de atentado a bomba neste ano na Times Square--, disse o prefeito Michael Bloomberg nesta segunda-feira.

As câmeras nas estações Times Square, Penn Station e Grand Central representam uma ampliação de um programa anunciado previamente, com a meta de elevar de 1.159 para cerca de 3.000 as câmeras de vigilância em Manhattan.

As câmeras foram compradas em grande parte com uma verba de US$ 120 milhões do Departamento de Segurança Doméstica do governo federal. Além disso, a Autoridade Metropolitana de Transportes ativou outras 1.400 câmeras próprias nos últimos seis meses.

A cidade de Nova York já sofreu dois atentados graves, ambos tendo como alvo o World Trade Center. Em 1993, um caminhão-bomba explodiu junto aos prédios, e em 11 de setembro de 2001 dois aviões sequestrados derrubaram as torres gêmeas, matando quase 3.000 pessoas.

Desde então, outros 11 complôs foram evitados na cidade, segundo a polícia.

Em 1º de maio, um americano de origem paquistanesa deixou uma caminhonete com rojões e combustível na movimentada Times Square, para que o veículo explodisse. Faisal Shahzad declarou-se culpado e pode pegar prisão perpétua.

"A tentativa de explosão de 1º de maio na Times Square foi toda a prova de que precisávamos de que a vigilância no centro da cidade é vital", disse Bloomberg a jornalistas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página