Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/09/2010 - 22h33

Haiti pede mais clareza à comunidade internacional sobre doações ao país

Publicidade

DA EFE

O Haiti pediu hoje à ONU (Organização das Nações Unidas) mais clareza e organização da comunidade internacional sobre as ajudas adicionais que destinarão à reconstrução do país, devastado por um terremoto no dia 12 de janeiro.

As promessas feitas até agora não se traduziram ainda em fundos adicionais que permitam cobrir de maneira adequada os grandes programas de reconstrução que estão à espera de financiamento, alertou na tribuna da ONU o primeiro-ministro do Haiti, Jean-Max Bellerive.

As contribuições das ONGs são "indispensáveis e bem-vindas, mas não podem ser eternas nem substituir o Estado, cuja credibilidade está em jogo, assim como a eficácia das instituições", assinalou em seu discurso na Cúpula da ONU sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Bellerive disse que é "extremamente difícil" para seu governo conhecer os valores reais à disposição das agências de desenvolvimento e os fundos da comunidade internacional destinados ao Haiti.

O enviado especial da ONU para o Haiti, Bill Clinton, e uma dezena de ministros de Assuntos Exteriores se reuniram na segunda-feira em Nova York para avaliar a ajuda comprometida ao país caribenho e anunciar fundos adicionais para projetos concretos.

A comunidade internacional de doadores acertou em março entregar ao longo dos dois próximos anos ao Haiti ajuda financeira de US$ 5 bilhões para reconstruir o país.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página