Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/09/2010 - 08h22

Sob pressão, Otan liberta jornalista da Al Jazeera no Afeganistão

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) libertou nesta sexta-feira um dos dois jornalistas afegãos da Al Jazeera presos sob suspeita de colaborar com militantes terroristas, um dia depois do o canal de TV árabe denunciar as prisões como forma de censurar sua cobertura da guerra.

"Fui libertado", declarou Mohamed Nader ao deixar a base aérea da Otan em Kandahar, no sul do país. Nader foi detido na Província, considerada um berço dos talebans, junto a outras pessoas. A aliança atlântica não divulgou os detalhes da prisão ou das acusações contra o cinegrafista.

A Otan mantém detidos ainda o cinegrafista Rahmatullah Nekzad, detido no domingo (19) na Província de Ghazni, outro reduto do grupo islâmico Taleban. A Otan acusou Nekzad de ser um "propagandista taleban" e informou ter encontrado granadas e munições em sua casa e em nenhum momento disse que ele era cinegrafista ou que trabalhava para a Al Jazeera.

Há ainda um terceiro jornalista detido, Hojatullah Mujadadi, diretor da rádio Kapisa FM, na Província de Kapisa, que fica ao nordeste de Cabul.

A libertação vem após uma grande reação de jornalistas e grupos de direitos humanos, que forçou o presidente Hamid Karzai a vir à público e pedir uma investigação da prisão e a rápida libertação dos três jornalistas.

A Otan defendeu as prisões e seu secretário-geral disse nesta quinta-feira que eles seriam libertados se a investigação indicasse que são inocentes. "Nós estamos no Afeganistão em uma luta pelos princípios básicos como liberdade de expressão e uma imprensa livre e eu sou um grande defensor disso", disse Anders Fogh Rasmussen.

Ele disse ainda que os casos serão vistos de maneira justa.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página