Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/09/2010 - 09h45

Na Nigéria, inundações deixam mais de 1,2 milhão de refugiados

Publicidade

DA EFE, EM LAGOS

As autoridades do Estado de Jigawa, no norte da Nigéria, solicitaram ajuda ao governo central para atender às mais de 1,2 milhão de pessoas refugiadas em decorrência das enchentes causadas pela abertura, em agosto, das comportas de duas represas saturadas de água pelas chuvas.

O governador do Estado, Sule Lamido, disse que os danos calculados somam mais de US$ 30 milhões e que necessita de ajuda do governo federal para mitigar com urgência os efeitos.

"As águas caíram em cascata sobre Jigawa", indicou o governador, para quem cerca de 90 mil hectares de plantações e 5.000 povoados foram afetados pelas águas, "que destruíram colheitas, animais e casas".

"É uma tragédia grande demais para conduzi-la com os recursos do estado (de Jigawa)", ressaltou Lamido. Segundo ele, tudo ocorreu "sem prévio aviso".

Lamido assegurou que as autoridades estaduais ainda estão "compilando dados para enviá-los ao escritório [na capital Abuja] do vice-presidente, que estuda o assunto".

As inundações começaram no Estado vizinho de Kano quando, no mês passado, foram abertas as comportas de duas represas que estavam em perigo de arrebentar devido ao excesso de água acumulada pelas fortes chuvas da temporada.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página