Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/09/2010 - 10h46

México prende suposto chefe do tráfico em Cancún

Publicidade

ROBIN EMMOTT
DA REUTERS, NA CIDADE DO MÉXICO

O Exército mexicano anunciou neste domingo a prisão de um suposto chefe da violenta quadrilha de traficantes conhecida como Los Zetas, suspeito de ser o mentor de uma chacina em um bar no mês passado.

José Ángel Fernández foi preso por soldados no final da semana passada no balneário de Cancún (sudeste do México). As autoridades dizem que ele operava no Estado de Quintana Roo, onde fica a cidade turística.

Em nota, o Exército disse que Fernández ordenou o ataque, em 31 de agosto, que resultou na morte de oito pessoas em um bar cujo proprietário teria se recusado a pagar aos traficantes uma "taxa de proteção".

O Exército disse que os Zetas estão praticando extorsões para financiar sua luta contra o Cartel do Golfo, uma facção rival.

Os militares não deram detalhes sobre a prisão de Fernández, mas informaram que três outras pessoas foram detidas, junto com armas, dinheiro, celulares, veículos e uma lista de pessoas que estariam na folha de pagamentos dos Zetas em Quintana Roo.

Mais de 29 mil pessoas já morreram por causa da violência associada ao narcotráfico desde o final de 2006, quando o presidente Felipe Calderón tomou posse e mobilizou as Forças Armadas para enfrentar os cartéis da droga.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página