Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/09/2010 - 11h32

Rússia decreta estado de emergência em aldeia no sul do país por foco de antraz

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Autoridades russas decretaram nesta segunda-feira estado de emergência em Uspenskaya, na região de Krasnodar, no sul do país, onde foi detectado na semana passada um foco de antraz.

"No território da aldeia Uspenskaya foi decretado estado de emergência de caráter local", disse à agência oficial russa RIA Novosti a porta-voz regional, Aliona Vnukova.

A porta-voz ressaltou que, como resultado das medidas adotadas, "o foco foi localizado e foi possível impedir a propagação da doença".

Vnukova acrescentou ainda que veterinários estão examinando o gado criado no local, após sacrifício de mais de 20 animais de uma fazenda infectados por antraz. Cerca de 30 trabalhadores que estiveram em contato com os animais doentes foram postos em quarentena e cinco deles foram hospitalizados.

Fontes do departamento regional do Ministério de Emergência declararam mais cedo que foi diagnosticado antraz em dois dos internados, informação logo desmentida pelas autoridades médicas. Irina Voronkova, porta-voz do departamento regional do Serviço Epidemiológico, afirmou que todas as análises de laboratório deram negativo.

A doença infecciosa aguda, também denominada peste siberiana, ataca normalmente animais vertebrados selvagens e domésticos. No entanto, seres humanos podem ser contaminados através de esporos do bacilo inalados na manipulação de produtos procedentes de animais doentes ou ingeridos com a carne pouco cozida.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página