Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/09/2010 - 11h05

Otan anuncia morte de chefe da Al Qaeda no Afeganistão

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) anunciou nesta quarta-feira a morte de um dos chefes da Al Qaeda, responsável por coordenar os ataques de combatentes árabes no leste do Afeganistão. Abdallah Umar Al Qurayshi morreu no sábado passado (25), em um ataque aéreo na Província de Kunar, segundo a aliança.

"Como chefe da Al Qaeda, coordenava os ataques de um grupo de combatentes árabes nas Províncias de Kunar e Nuristão", afirma um comunicado da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) da Otan.

"Ele organizava regularmente a chegada à região de combatentes estrangeiros, sobretudo árabes", completa o texto. O ataque também matou um especialista em explosivos, Abu Ata Al Kuwaiti, e vários combatentes árabes.

Nesta terça-feira, fontes dos serviços de segurança paquistaneses informaram que o número três da Al Qaeda para o Paquistão e o Afeganistão, Shaikh Al Fateh, morreu também no sábado, no norte do país, em um ataque com míssil de um avião não tripulado, atribuído aos Estados Unidos.

Al Fateh viajava pelo Waziristão do Norte, região conhecida como reduto da Al Qaeda e do grupo islâmico Taleban, quando seu veículo foi atingido por um míssil, disse um oficial. "Quatro árabes viajavam no veículo e Shaikh Al Fateh era um deles", disse a fonte, sob anonimato.

Segundo o "LongWarJournal.org", que acompanha a movimentação dos grupos militantes no Paquistão e Afeganistão, Al Fateh é o comandante operacional da Al Qaeda nos dois países e assumiu o cargo após a morte de Mustafa Abu al-Yazid, também em um ataque de avião não tripulado, em maio de 2010.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página