Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/10/2010 - 07h50

Otan afirma ter matado ao menos 25 supostos talebans no sul do Afeganistão

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Ao menos 25 supostos militantes talebans morreram neste domingo em um ataque aéreo da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) na Província de Helmand, no sul do Afeganistão, informou a polícia local.

Ismatulá Sadat, o chefe da polícia de Nad Ali, afirmou por telefone que neste distrito de Helmand aconteceu ontem um bombardeio da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf).

Como resultado, 25 supostos rebeldes do Taleban morreram, entre eles um líder insurgente.

O objetivo do ataque aéreo era um refúgio de onde os insurgentes planejavam ataques na região.

CIVIS

Mais cedo a Otan emitiu comunicado reconhecendo que uma patrulha de suas tropas matou um civil afegão e a uma criança durante uma operação na província de Candahar.

A Isaf, missão militar da Otan no Afeganistão, disse estar "investigando" o fato.

Uma patrulha das forças estrangeiras atacou, ainda no sábado (2), um suposto insurgente que, segundo a percepção dos soldados, estava a ponto de abrir fogo no distrito de Shah Wali Kot.

Ao tentar abatê-lo, as tropas mataram um homem e uma criança "de forma involuntária" e causaram ferimentos a outro civil, segundo a Isaf.

"Lamentamos profundamente que nossa operação tenha resultado em uma perda de vida civis", disse um porta-voz da Otan, o coronel americano Rafael Torres.

A força aliada iniciou há uma semana a já adiada ofensiva, batizada como "Golpe de Dragão", nos distritos que circundam a capital da Província de Candahar.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página