Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/10/2010 - 09h08

Enviado dos EUA ao Oriente Médio acredita na continuidade do diálogo de paz

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O enviado especial dos Estados Unidos para o Oriente Médio, George Mitchell, declarou neste domingo no Cairo que apesar das diferenças entre palestinos e israelenses, os dois pediram ao seu país a continuidade das negociações de paz, informou a agência Mena.

Mitchell, que chegou ao Cairo no sábado (2), deu as declarações após reunir-se com ditador do Egito, Hosni Mubarak, com quem analisou as opções para manter aberto o diálogo de paz palestino-israelense.

Para o enviado americano, palestinos e israelenses querem manter as conversas "para alcançar circunstâncias que ajudem à continuação das negociações diretas".

Reiterou que seu país manterá nos próximos dias encontros com as duas partes do conflito, além de líderes da região e da Europa, para alcançar esse fim.

"Já sabíamos desde o começo dos esforços de paz que haveria obstáculos e dificuldades, mas insistimos em conseguir a paz global no Oriente Médio", disse Mitchell.

Já o ministro de Assuntos Exteriores egípcio, Ahmed Aboul Gheit, disse durante a reunião com Mitchell, que o ditador egípcio Hosni Mubarak pediu à administração americana que realize esforços para preparar o ambiente adequado ao reatamento do diálogo direto palestino-israelense.

Aboul Gheit acrescentou que seu país trabalha para conseguir a detenção dos assentamentos israelenses nos territórios palestinos ocupados para garantir a continuação das negociações de paz diretas.

Após reunir-se com Mubarak, Mitchell continua sua viagem em direção a Amã, onde deve manter conversas com o rei Abdullah 2º da Jordânia.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página