Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/10/2010 - 19h37

Mineiros devem usar óculos especiais para se proteger do sol ao sair à superfície

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

O 33 mineiros que poderão ser resgatados nos próximos dias devem usar óculos especiais para se proteger da luz do sol no momento que saírem à superfície, disse uma fonte oficial. Eles permaneceram debaixo da terra e com pouca luz durante mais de dois meses. Os mineiros estão a 700 metros de profundidade.

"O benefício [dos óculos] é que eles filtram a luz do sol. Não causam nenhum tipo de problema", afirmou nesta quarta-feira Alejandro Pino, gerente regional da Associação Chilena de Segurança (ACHS), na mina San José, 800 km ao norte de Santiago.

Quando chegar à superfície, cada mineiro receberá os óculos de proteção para evitar qualquer dano ocular provocado pela exposição à luz do sol, disse o gerente da ACHS, entidade privada encarregada de administrar o Seguro Social contra Riscos de Acidentes de Trabalho no Chile.

Os óculos "protegem contra todos os raios ultravioleta, contra todos os graus de luz que há, contra luzes muito fortes, e permitem a adaptação gradativa do olho à luminosidade, depois de um longo tempo na penumbra ou com pouca luz".

O equipamento foi doado por uma empresa americana e no mercado custa US$ 450.

Os mineiros podem ser resgatados na próxima semana, depois de permanecerem presos por um deslizamento no interior da mina, em 5 de agosto.

Após saírem à superfície, eles serão atendidos em um hospital de campanha, instalado nas imediações da mina. Em seguida, se reunirão com familiares e, posteriormente, serão levados de helicóptero para o hospital do povoado vizinho de Copiapó.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página