Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/10/2010 - 19h44

Correa agradece a Lula por atuação do Brasil na crise equatoriana

Publicidade

FÁBIO AMATO
DE BRASÍLIA

O presidente do Equador, Rafael Correa, telefonou nesta quarta-feira para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para agradecê-lo pelo apoio que recebeu do Brasil durante a tentativa de golpe que ele sofreu na semana passada, quando agentes das forças de segurança saíram às ruas em um protesto contra o governo devido a uma lei que limitou os benefícios econômicos de militares e policiais.

A conversa durou cerca de dez minutos. Lula disse que o governou brasileiro agiu em defesa dos valores democráticos. Correa também elogiou a atuação da Unasul (União das Nações Sul-Americanas) no crise política equatoriana.

Os países da Unasul condenaram a tentativa de golpe contra Correa e ameaçaram adotar medidas como fechamento de fronteiras e suspensão do comércio com o Equador caso os rebeldes insistissem em desestabilizar o governo democraticamente eleito.

Na semana passada, um grupo de policiais se amotinou e encurralou o presidente equatoriano um hospital da capital, até que ele fosse resgatado por militares em uma espetacular operação com disparo de balas e bombas de fumaça que provocaram a morte de vários policiais.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página