Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/10/2010 - 19h24

Morte de Correa teria suscitado guerra civil no Equador, analisa Chávez

Publicidade

DA EFE, EM CARACAS

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, declarou neste domingo que se o presidente equatoriano, Rafael Correa, tivesse morrido durante a revolta de 30 de setembro, teria se iniciado "uma guerra civil" no país, o que resultaria em uma intervenção dos Estados Unidos.

"Se tivessem matado Correa, o Equador estaria hoje em uma guerra civil. E depois viria a intervenção das Nações Unidas e dos americanos" para "impor o governo que lhes conviessem", disse.

Em seu programa dominical "Alô Presidente!", Chávez se referiu à revolta policial que o governo de Correa qualificou como uma tentativa de golpe de Estado.

"Correa se salvou por milagre, foi pela mão de Deus, do povo e dos militares patriotas", destacou o governante.

Chávez se referiu ao caso no Equador para encorajar seus seguidores a "não baixar a guarda" e a não descartar a possibilidade de setores radicais opositores tentarem um novo golpe na Venezuela, como o que fracassou em abril de 2002.

"Para dar um golpe não é preciso ter uma grande força militar. Vejam o que aconteceu no Equador. Não movimentaram tanques nem aviões, foi um pequeno grupo, instigado pelo inimigo, que quase matou o presidente", ressaltou.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página