Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/10/2010 - 15h42

População terá de usar máscaras e óculos na região da lama vermelha

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM KOLONTAR

Os habitantes da região oeste da Hungria atingida pela enxurrada de lama tóxica deverão obrigatoriamente usar máscaras e óculos de proteção, anunciaram neste domingo as autoridades.

"De acordo com nossas últimas medições, o grau de pó no ar ultrapassa o nível considerado aceitável, e por isso o uso de máscaras e óculos de proteção se tornou obrigatório", explicou o Antsz (Serviço Nacional de Saúde).

"A lama vermelha, ao secar, pode ser inalada e irritar as mucosas, e seus efeitos podem ser prejudiciais para a epiderme e os olhos".

Além disso, o ANTSZ pediu que todas as pessoas que participam dos trabalhos de limpeza e reconstrução usem, além da máscara e dos óculos, botas, luvas de proteção e roupas fechadas, e que lavem com água limpa as partes do corpo expostas.

No dia 4 de outubro, uma maré de lama vermelha altamente tóxica vazou do depósito de uma fábrica de alumínio em Ajka, 160 km a oeste de Budapeste.

A lama se espalhou por uma superfície de 40 quilômetros, destruindo o ecossistema dos rios Torna e Marcal e chegando ao rio Raab, afluente direto do Danúbio.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página