Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/10/2010 - 16h22

Começa julgamento de ex-preso de Guantánamo

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM NOVA YORK

O primeiro julgamento nos Estados Unidos de um dos prisioneiros mantidos na base de Guantánamo, presos na campanha da "guerra contra o terror", começou nesta terça-feira em Nova York.

O processo de Ahmed Khalfan Ghailani foi retomado depois de mais um adiamento na semana passada, quando o juiz Lewis Kaplan considerou inválida uma das principais testemunhas apresentadas pela promotoria.

Nesta terça-feira, porém, Kaplan deu início à seleção do júri, procedimento após o qual as primeiras declarações das partes serão tomadas.

Ghailani é acusado de ter desempenhado papel importante no massacre de 224 pessoas nos atentados de 1998 contra duas embaixadas dos Estados Unidos na África, no Quênia e na Tanzânia.

Na semana passada, o juiz havia decidido que o testemunho de Hussein Abebe não poderia ser usado no processo, já que seu depoimento inclui "declarações dadas à CIA sob coerção".

De acordo com a promotoria, Abebe confessou ter vendido a Ghailani os explosivos utilizados nos atentados, mas estas informações foram obtidas pela CIA do acusado através de 'um interrogatório forçado' - o que, para a defesa, significa que ele foi torturado.

É a primeira vez que um ex-prisioneiro da 'guerra contra o terror', lançada pelo ex-presidente George W. Bush após os ataques de 11 de setembro de 2001, é julgado em um tribunal nos Estados Unidos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página