Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/10/2010 - 21h51

Furacão "Paula" sobe para categoria 2 e se aproxima de costa mexicana

Publicidade

DA EFE, EM MIAMI

O furacão "Paula", o 9º da atual temporada do Atlântico, ganhou intensidade nesta terça-feira ao subir para a categoria dois na escala Saffir-Simpson, enquanto se aproxima da costa leste de Yucatan (México), informou o NHC (Centro Nacional de Furacões, na sigla em inglês) dos Estados Unidos.

O NHC informou em seu boletim das 13h45 (horário de Brasília) que "Paula" apresenta ventos máximos sustentados de 160 km/h e poderia intensificar-se hoje e amanhã.

"Paula" está localizado a 220 quilômetros ao sul-sudeste de Cozumel, na península de Yucatan, e se desloca em direção norte-noroeste com uma velocidade de translação de 17 km/h.

"Paula", que "não vai se movimentar muito rapidamente", representa perigo para a península e possivelmente para o oeste de Cuba, disse Robbie Berg, meteorologista do NHC, à agência de notícias Efe.

O olho do furacão se encontra próximo da latitude 18,8 graus norte e da longitude 85,8 graus oeste.

Os especialistas preveem que o fenômeno meteorológico irá em direção ao norte esta noite e amanhã, por isso que o centro de "Paula" "se aproximará da costa leste da península do Yucatan".

O governo do México mantém um aviso de furacão (passagem do sistema em 36 horas) para a costa leste desde o norte de Punta Gruesa até Cabo Catoche.

"Paula" deve provocar fortes chuvas em regiões do leste de Yucatan e partes do oeste e centro de Cuba. Os meteorologistas advertiram também sobre a possibilidade de ocorreram inundações na costa leste de Yucatan.

Durante a atual temporada de furacões se formaram 16 tempestades, das quais nove se transformaram em furacões. Do total de furacões formados, quatro deles alcançaram a categoria quatro na escala de intensidade de Saffir-Simpson.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página