Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/10/2010 - 23h26

Chile comemora final feliz do histórico resgate dos 33 mineiros

Publicidade

DA EFE, EM SANTIAGO

Todo o Chile comemorou na noite desta quarta-feira o final feliz do maior período de soterramento na história, que terminou às 21h55 local (mesmo horário de Brasília) com a saída do último mineiro à superfície.

Centenas de chilenos tomaram as ruas das principais cidades do país, que se tingiram das cores da bandeira chilena em uma explosão de júbilo por toda a parte.

Em Santiago, poucos minutos depois de o topógrafo Luis Urzúa, o último mineiro preso, sair das profundezas da mina, centenas de chilenos começaram a chegar à Praça Itália, tradicional ponto de comemoração esportiva.

Sob uma chuva de confetes e em meio ao som das buzinas, os chilenos pulavam e gritavam agitando a bandeira nacional e entoando o já famoso grito de guerra "ceachei" para celebrar o triunfo.

"Mineiros supersônicos" e "Força mineiros" eram algumas das mensagens que podiam ser lidas nos muitos cartazes que foram estendidos.

As celebrações se seguiram em diferentes cidades ao longo do país, entre as quais Linares, Punta Arenas, Talca, La Serena e Osorno.

Destacaram-se os festejos na cidade de Copiapó, a apenas 45 quilômetros da mina San José, de onde milhares de pessoas acompanharam ao vivo o resgate em telas gigantes instaladas em praças e parques.

A cidade de 200 mil habitantes tornou-se "um verdadeiro carnaval", após a saída bem-sucedida dos 33 mineiros soterrados desde 5 de agosto.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página