Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/10/2010 - 15h15

Filme levará drama dos mineiros chilenos para a televisão

Publicidade

DA EFE

A produtora espanhola "Antena 3 Films" e a colombiana "Dynamo Factory" iniciaram as filmagens de um longa-metragem para a TV chamado "Os 33 de San José", baseado na história dos mineradores chilenos resgatados ontem (13) após permanecerem soterrados a quase 700 metros de profundidade por mais de dois meses.

"A ideia surgiu no instante em que os mineradores ficaram presos involuntariamente. O roteiro começou a ser elaborado naquele momento, e a aprovação da versão definitiva foi feita na semana passada", informou nesta quinta-feira a rede de televisão "Antena 3", proprietária da Antena 3 Films.

As cenas externas do filme começaram a ser gravadas há dez dias, e na próxima segunda-feira, dia 18, terão início as sequências filmadas na locação que reproduz a mina San José, em Copiapó.

CONCORRÊNCIA

A história, no entanto, também desperta o interesse de outros cineastas e produtoras.

Recentemente, o diretor Rodrigo Ortúzar disse que planeja rodar o "Los 33". "É uma grande história para se contar", afirmou.

O artista antecipou que o filme será "uma mistura de ficção e imagens já gravadas" por emissoras de TV do país e por sua equipe. O cineasta está registrando imagens das operações de resgate em pleno deserto de Atacama.

"Minha ideia é fazer uma história que esteja focada no soterramento e, ao mesmo tempo, no renascimento dos mineiros quando eles voltarem à superfície", explicou.

O filme também terá uma duração de 1 hora e 33 minutos.

A produção cinematográfica de tragédias é comum. A história do grupo de sobreviventes de um acidente aéreo nos Andes, de 1972, por exemplo, foi levada aos estúdios.

A produção de 1993, "Vivos", realizada nos EUA, contou o que ocorreu com a equipe de rúgbi do Uruguai que viajava ao Chile para disputar uma partida. Dos 45 passageiros sobreviveram 16.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página