Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/10/2010 - 09h20

Chávez acerta construção de usina nuclear russa na Venezuela

Publicidade

DA EFE

Rússia e Venezuela assinaram nesta sexta-feira um acordo intergovernamental sobre cooperação nuclear e a construção e exploração de uma usina atômica em território venezuelano, segundo informaram as agências russas.

O acordo foi assinado na presença dos presidentes russo, Dmitri Medvedev, e venezuelano, Hugo Chávez, que mantiveram hoje uma reunião a portas fechadas no Kremlin.

Chávez já antecipou em Caracas antes de viajar à Rússia que engenheiros russos construiriam na Venezuela uma usina nuclear.

Ao chegar à Rússia, ontem (14), Chávez defendeu o direito da Venezuela de desenvolver energia nuclear e assegurou que o país não tem planos de fabricar uma bomba atômica, aproveitando a transferência de tecnologia nuclear da Rússia.

"Vamos desenvolver a energia nuclear e nada vai nos impedir", disse ele a estudantes russos e venezuelanos na Biblioteca de Literatura Estrangeira, em Moscou.

Chávez defende a promoção da energia nuclear para a geração de eletricidade, como alternativa a outras fontes de energia mais poluentes, seguindo o exemplo de países como Brasil e Argentina.

O venezuelano pretende ainda comprar tanques da Rússia, depois de comprometer US$ 5 bilhões em negócios bélicos anteriores.

Durante giro internacional de dez dias, Chávez deverá visitar ainda Ucrânia, Belarus, Síria, Líbano e Irã.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página