Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/10/2010 - 18h16

Santos deseja que novo embaixador da Colômbia na Venezuela tenha "êxito"

Publicidade

DA ANSA

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, disse nesta terça-feira acreditar que seu novo embaixador em Caracas, José Fernando Bautista, ajudará no processo da recomposição das relações entre a Colômbia e a Venezuela.

"Desejamos um grande sucesso, e você sabe que aqui terá o apoio da Chancelaria, do governo, para que essas relações com a Venezuela sejam cada vez melhores", declarou o presidente a Bautista durante a cerimônia de posse do diplomata, realizada na capital colombiana.

"José Fernando, muitas felicitações, você assume uma posição de grande importância, tem uma grande responsabilidade, você sabe o que significam nossas relações com a Venezuela. Nossa intenção é normalizar essas relações, tudo o que isso traz ao país, em matéria econômica, em matéria de segurança", continuou.

Santos comentou ainda que "lá [em Caracas] a diplomacia, a prudência, a prudência que faz o homem sábio, são muito importantes e não nos deixam a menor dúvida de que você vai cumprir um grande papel".

Por sua vez, Bautista falou sobre um potencial acordo binacional para ampliar o fornecimento de gás de Bogotá a Caracas, visto que de um lado há uma capacidade acima do necessário e do outro há uma demanda. Os dois ministérios devem "trabalhar de maneira conjunta para aumentar essa exportação", enfatizou.

REAPROXIMAÇÃO

Venezuela e Colômbia voltam aos poucos a reconstruir seus vínculos diplomáticos, rompidos em julho passado, ao término do mandato do colombiano Álvaro Uribe, que acusava o venezuelano Hugo Chávez de refugiar líderes guerrilheiros.

As relações foram relançadas logo após a posse de Santos, que assumiu em 7 de agosto passado. Três dias após assumir o comando da Colômbia, o líder conservador se reuniu com o homólogo venezuelano, com quem acordou o restabelecimento dos laços diplomáticos e com quem criou comissões para garantir a realização dos passos estipulados.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página