Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/10/2010 - 09h59

União Europeia concorda em examinar candidatura de adesão da Sérvia

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

A União Europeia (UE) aceitou nesta segunda-feira examinar a candidatura de adesão ao bloco apresentada pela Sérvia, uma decisão interpretada como um reconhecimento à suavização da política de Belgrado em relação ao Kosovo, informaram à agência France Presse fontes diplomáticas.

Reunidos em Luxemburgo, os ministros europeus das Relações Exteriores decidiram solicitar à Comissão Europeia que examine e se pronuncie sobre a candidatura sérvia, um primeiro passo indispensável para a entrada do país na UE.

"Há um acordo a respeito", afirmaram fontes à France Presse.

"É uma etapa puramente técnica e ainda não concedemos à Sérvia o status de candidato da UE, mas simbolicamente é importante", explicou uma fonte diplomáticas.

A decisão, no entanto, está condicionada à plena cooperação de Belgrado com o Tribunal Penal Internacional (TPI) para a antiga Iugoslávia para deter o ex-general sérvio Ratko Mladic.

Belgrado apresentou a candidatura à UE em dezembro de 2009, mas os 27 países do bloco não chegaram a uma posição comum em consequência, principalmente, das dúvidas da Holanda, muito firme em relação à Sérvia e sua colaboração com o TPI, que tem sede na holandesa Haia.

O exame do caso sérvio é interpretado como um reconhecimento à recente suavização da política de Belgrado com o Kosovo, a antiga província de maioria albanesa que proclamou independência de forma unilateral.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página