Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/10/2010 - 10h57

Israel prepara estudo sobre como lidar com Irã nuclear

Publicidade

DA REUTERS

O chanceler de Israel, Avigdor Lieberman, encomendou a auxiliares um relatório sobre como o país deveria se preparar para o desenvolvimento de armas nucleares pelo Irã, disse uma fonte nesta segunda-feira.

Publicamente, Israel promete que impedirá que o Irã tenha meios de desenvolver a bomba --algo que o governo iraniano diz não ter intenção de fazer.

Mike Segar - 28.set.2010/Reuters
O chanceler israelense, Avigdor Lieberman, discursa na Assembleia Geral da ONU, em Nova York, em setembro
O chanceler israelense, Avigdor Lieberman, discursa na Assembleia Geral da ONU, em Nova York, em setembro

Mas no passado o governo israelense já preparou discretamente planos para essa contingência.

Na época, o então líder oposicionista de direita Binyamin Netanyahu --hoje primeiro-ministro-- propunha ataques preventivos ao Irã para evitar o desenvolvimento nuclear da República Islâmica. Agora, ele moderou sua retórica, mas não descarta o uso da força.

Lieberman, considerado o mais belicoso ministro de Netanyahu, ordenou que seus estrategistas redijam um documento sobre "o que fazer se acordarmos e descobrirmos que os iranianos têm uma arma nuclear", disse uma fonte do meio político, sob anonimato.

A Chancelaria também avalia um cenário em que os palestinos declarem a criação de um Estado abrangendo toda a Cisjordânia, inclusive partes hoje ocupadas por assentamentos judaicos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página