Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/10/2010 - 16h22

EUA executam com injeção letal condenado por assassinato

Publicidade

DA REUTERS, EM PHOENIX

O estado americano do Arizona executou nesta terça-feira com uma injeção letal um condenado por assassinato, em um caso que havia provocado controvérsia depois que surgiu a informação de que uma das drogas usadas para pôr fim à vida do detento tinha sido comprada no Reino Unido.

Nos EUA, Suprema Corte autoriza execução de detento no Estado do Arizona
Escassez de anestésico usado em injeções letais prejudica execuções nos EUA

AP
Após polêmica em torno da injeção letal, Suprema Corte dos EUA autorizou execução de Jeffrey Landrigan no Arizona
Após polêmica em torno da injeção letal, Suprema Corte dos EUA autorizou execução de Jeffrey Landrigan no Arizona

O prisioneiro Jeffrey Landrigan, condenado pelo assassinato de Dean Dyer, em 1989, foi declarado morto às 22h26 da terça-feira (3h26 desta quarta-feira, no horário de Brasília), na prisão estatal de Florence, sudeste de Phoenix, disse um porta-voz do Departamento Correcional do Arizona.

A Corte Suprema dos EUA aprovou a execução, que estava inicialmente prevista para a manhã da terça-feira.

Um juiz federal havia suspendido a execução da sentença ao pedir informações sobre a origem da dose de thiopental sódico. A droga é usada para manter inconsciente um prisioneiro condenado, mas o Arizona não tem estoque do produto.

O procurador-geral do Estado, Terry Goddard, deu início à controvérsia na segunda-feira ao dizer que a droga havia sido importada do Reino Unido, embora não tenha indicado o fornecedor.

O Reino Unido aboliu a pena de morte e não realizou nenhuma execução depois de 1964. Diante disso, um colunista do diário britânico "The Guardian" questionou se não seria um crime no país uma empresa britânica obter lucro do fornecimento de uma droga usada na execução de um condenado à morte.

O thiopental sódico, um anestésico, é a primeira de uma sequência de três drogas administradas na injeção letal que paralisa a respiração e faz o coração parar de funcionar.

Landrigan, de 50 anos, foi condenado à morte em 1990 por ter estrangulado Dyer, encontrado morto por um colega de trabalho em 1989.

Ele foi a 24ª pessoa executada no Arizona desde que o estado voltou a aplicar a pena capital, em 1992. Há 132 condenados no corredor da morte apenas no Arizona.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página