Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/10/2010 - 17h32

Obama pede que Democratas votem nas eleições desta terça-feira

Publicidade

JEFF MASON
DA REUTERS, NA FILADÉLFIA

O presidente dos EUA, Barack Obama, alertou neste sábado seus colegas democratas que uma vitória dos Republicanos nas eleições parlamentares da próxima semana pode significar uma reviravolta na sua agenda de governo, tentando dar um impulso final à campanha.

"A menos que cada um de vocês vote e convençam seus amigos e familiares a fazerem o mesmo, podemos obter um resultado abaixo do esperado e todo o progresso que fizemos nos últimos dois anos pode ir por água abaixo", disse Obama a uma multidão, em comício na Universidade de Temple, na Filadélfia.

Obama saiu em campanha pelos quatro principais Estados americanos, numa tentativa de limitar as perdas nas eleições de terça-feira. As pesquisas mostram que seu partido está perdendo o controle na Câmara dos Deputados e que a sua maioria no Senado também sairá enfraquecida.

O presidente e seu partido democrata estão enfrentando o descontentamento do eleitor por causa das dificuldades da economia dos EUA e de uma taxa de desemprego que insiste em crescer.

Os republicanos também marcaram pontos políticos ao atacar a agenda de Obama, inclusive uma reformulação do sistema de saúde e um enorme plano de estímulo econômico, que eles chamam de excessos do governo. A derrota na Câmara pode paralisar os esforços legislativos de Obama.

Obama também está lutando contra os sinais do que eles chamam de "lacuna de entusiasmo" a favor dos republicanos, com as pesquisas mostrando que seus eleitores estão mais propensos a votar do que os eleitores democratas.

Ao alertar os democratas sobre o que está em jogo, Obama disse: "Vocês não podem parar agora, porque estamos enfrentando uma eleição difícil... Essa eleição não vai apenas definir o cenário para os próximos dois anos, ela vai definir o cenário dos próximos 10 ou 20 anos."

Ele esteve na Pensilvânia, um Estado tradicionalmente indeciso, que foi atingido duramente pela recessão, para discursar a favor do candidato democrata ao Senado, Joe Sestak. Sestak ganhou terreno e agora está numa disputa acirrada contra o republicano Pat Toomey.

No sábado, ele também irá a Bridgeport, Connecticut e Chicago e no domingo irá a Cleveland, Ohio.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página