Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/11/2010 - 13h58

Pesquisas indicam ampla vitória dos republicanos em eleições desta terça nos EUA

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

As mais recentes pesquisas divulgadas pelo Instituto Gallup nos Estados Unidos anunciam uma clara vitória republicana nas legislativas desta terça-feira (2), que elegem deputados, senadores e governadores, com 55% das intenções de voto contra somente 40% aos democratas.

As últimas pesquisas confirmavam que a oposição deverá conquistar a maioria na Câmara de Representantes e poderá, até, apoderar-se do Senado, onde apenas 37 cadeiras de um total de 100 estão em jogo neste ano.

A diferença de 15 pontos percentuais é a maior a favor dos republicanos desde 1974, quando este partido foi atingido pelo escândalo do Watergate. A margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos.

Segundo outra pesquisa publicada na noite de domingo (31), cerca da metade dos eleitores inscritos desejam que o Congresso seja controlado pelos republicanos a partir das legislativas.

Esta sondagem, realizada pelo canal NBC News e pelo "Wall Street Journal", indicava que 49% dos eleitores prefeririam que o Congresso fosse controlado pelos republicanos e, 43%, pelos democratas.

ENTENDA

Os eleitores americanos vão às urnas nesta terça-feira (2) para eleger todas as 435 cadeiras da Câmara dos Deputados, além de 37 dos cem postos no Senado e 37 governos estaduais.

Os republicanos precisam de 39 cadeiras democratas para acabar com a maioria do partido do presidente Barack Obama na Câmara e devem conseguir, segundo projeções baseadas em pesquisas de intenção de voto compiladas pelo jornal "The New York Times".

Editoria de Arte / Folhapress/Editoria de Arte / Folhapress
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página