Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/11/2010 - 16h43

Reino Unido suspende voos de carga vindos da Somália por ligação com Iêmen

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM LONDRES

A ministra britânica do Interior, Theresa May, anunciou nesta segunda-feira a suspensão a partir da meia-noite dos voos de transporte de carga provenientes da Somália, por causa de "possíveis contatos" entre organizações extremistas deste país e do Iêmen.

"A partir da meia-noite (desta segunda-feira) estenderemos a suspensão do frete aéreo não apenas ao Iêmen, mas também à Somália", anunciou May no Parlamento.

A ministra acrescentou que a decisão "está baseada em possíveis contatos entre a Al Qaeda no Iêmen e grupos terroristas na Somália, assim como em preocupações sobre a segurança no aeroporto de Mogadíscio [capital somali]", e que será reexaminada "nas próximas semanas".

Pouco antes, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, advertiu que a ameaça dos extremistas violentos no Iêmen "cresceu", mas prometeu "eliminar o câncer terrorista" de toda a península Arábica, após a interceptação de pacotes-bomba em aviões de carga.

Um dos pacotes com bomba procedentes do Iêmen foi encontrado na sexta-feira no aeroporto regional de East Midlands, no centro da Inglaterra.

"O fato do artefato ser transportado do Iêmen aos Emirados Árabes Unidos, à Alemanha, à Grã-Bretanha em direção aos Estados Unidos mostra o interesse do mundo inteiro em se unir para tratá-lo de modo conjunto", declarou Cameron em uma audiência na Câmara dos Comuns.

"Quando estamos comprometidos em conjunto no Afeganistão para lutar contra o terrorismo, a ameaça procedente da Península Arábica, e do Iêmen em particular, cresceu", acrescentou o primeiro-ministro britânico.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página