Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/11/2010 - 13h16

Papa aprova criação de primeiro seminário cubano em meio século

Publicidade

DA EFE

O papa Bento 16 manifestou sua alegria nesta quinta-feira com a inauguração do novo seminário de Havana, o primeiro construído pela Igreja Católica cubana após 50 anos.

"Espero que a criação do seminário vele por uma esmerada preparação humana, espiritual e acadêmica da instituição rumo ao Ministério Sacerdotal", declarou o papa em mensagem enviada em seu nome ao cardeal de Havana, Jaime Ortega.

O Seminário "San Carlos e San Ambrosio", que fica a 17 quilômetros da capital cubana, foi inaugurado na quarta-feira pelo presidente cubano, Raúl Castro.

Em sua mensagem, o pontífice orientou aos formadores e os seminaristas: "Peço que se identifiquem a cada dia com os sentimentos de Cristo, por meio da oração assídua, da séria aplicação ao estudo, da digna celebração dos sacramentos e do testemunho de seu amor como autênticos discípulos e missionários do evangelho da salvação", disse.

Bento 16 pediu a proteção de Nossa Senhora da Caridade do Cobre, padroeira de Cuba, para o novo projeto e abençoou os cubanos. "Uma especial bênção apostólica à amada nação, que com prazer estendo a todos que generosamente contribuíram à construção do novo edifício", escreveu.

Este é o primeiro centro de formação de sacerdotes construído em mais de meio século de Revolução. Em 1998, o papa João Paulo 2º benzeu a primeira pedra, durante sua visita a Cuba e, em 2006, começaram as obras oficiais do seminário.

Até agora, só havia um seminário em Cuba, criado na província oriental de Santiago de Cuba.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página