Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/11/2010 - 15h59

Geórgia detém supostos espiões russos; Moscou critica "paranoia"

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A Geórgia anunciou nesta sexta-feira que desmantelou uma rede de espionagem russa. A notícia ampliou a tensão entre os dois países, dois anos após uma guerra pelo controle de territórios.

Moscou acusou os dirigentes georgianos de "paranoia antirrussa".

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

Os serviços de contraespionagem georgianos anunciaram a detenção de 13 pessoas, entre elas quatro cidadãos russos, por espiar a favor da Rússia, país com o qual Geórgia rompeu relações em agosto de 2008 após a guerra na Ossétia do Sul.

Entre os russos detidos está Yuri Skrilnikov, descrito como agente de contato do Serviço de Inteligência Militar da Rússia neste país caucásico.

Os outros cidadãos russos detidos seriam dois diretores da filial georgiana da companhia russa Seibolt e um homem de negócios, todos relacionados com o Serviço.

Na operação também teriam sido aprisionados seis pilotos da aviação militar georgiana e um empresário, cuja confissão foi retransmitida pela televisão nacional.

Todos os detidos são acusados de espionagem e de fazer parte dos serviços de espionagem de um Estado estrangeiro --o que na Geórgia pode resultar em pena de prisão perpétua.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página