Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/11/2010 - 02h18

Obama diz que obstáculos imensos permanecem para paz no Oriente Médio

Publicidade

DA AFP, EM JACARTA

O presidente dos EUA, Barack Obama, disse nesta quarta-feira durante sua visita à Indonésia que "obstáculos imensos permanecem" na busca pela paz no Oriente Médio, e reafirmar a sua determinação de "fazer todo o possível para alcançá-la".

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

"No Oriente Médio temos enfrentado percalços e passos em falso, mas perseveramos na busca pela paz. Israelenses e palestinos retomaram as negociações diretas, mas obstáculos imensos permanecem", disse Obama em um discurso na Universidade da Indonésia em Depok, perto de Jacarta.

"Não devemos nos iludir com o fato de que a paz e a segurança virão facilmente. Mas não se enganem, nós faremos todo o possível para alcançar um resultado que seja justo e contemple o interesse de todas as partes envolvidas: dois Estados, Israel e Palestina, vivendo lado a lado em paz e segurança", acrescentou.

Obama criticou a decisão das autoridades israelenses, tomada na última segunda-feira, de construir 1.300 novos assentamentos judaicos no setor de maioria árabe em Jerusalém. "Esse tipo de atitude não ajuda nunca quando se trata de negociações de paz", disse ele em uma coletiva de imprensa em Jacarta.

Na ocasião, o chefe negociador palestino, Saeb Erekat, acusou o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, de estar "determinado a destruir as negociações" de paz.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página