Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/11/2010 - 08h14

Otan acusa Taleban de matar cem civis no Afeganistão

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM CABUL (AFEGANISTÃO)

A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) acusou nesta quarta-feira os rebeldes do grupo islâmico Taleban pela morte de mais de cem civis afegãos em outubro, além de deixar outros 200 feridos.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

"A rebelião continua dando mostras de uma fina hipocrisia quando se comparam seus discursos sobre a proteção dos civis com seus atos no Afeganistão", declarou um dos porta-vozes da força internacional, o vice-almirante Vic Beck.

"Sua mensagem não se ajusta à realidade que os vê a cada dia matar, ferir e intimidar intencionalmente os civis", completou.

Segundo a Otan, as bombas colocadas por rebeldes não são dirigidas apenas contras as forças afegãs e internacionais, mas também mulheres e crianças. Os talebans impedem ainda a população de ter acesso aos serviços básicos e impõem uma ideologia extremista.

Os rebeldes também acusam a Otan de matar milhares de civis a cada ano, sobretudo com seus bombardeios aéreos. A força internacional nega, mas em algumas ocasiões é obrigada a reconhecer que cometeu erros.

Nove anos depois do início do conflito que expulsou os talebans do poder, a força internacional liderada pelos Estados Unidos tenta atualmente retirar os rebeldes de alguns redutos do sul do Afeganistão.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página