Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/11/2010 - 08h31

Ahmadinejad diz que não discutirá questão nuclear com potências

Publicidade

DA REUTERS
DE SÃO PAULO

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, disse nesta quarta-feira que o país não vai discutir a questão nuclear nas conversações propostas com grandes potências.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

A declaração vem dias após a Chancelaria iraniana oferecer local (Turquia) e data (15 de novembro) para o início do diálogo com as potências, que querem impedir o enriquecimento de urânio em solo iraniano e que veem na questão nuclear o centro do diálogo.

Os comentários de Ahmadinejad devem aprofundar o ceticismo no Ocidente sobre as chances de uma solução negociada para o longo impasse sobre o programa nuclear do Irã, que os Estados Unidos e aliados europeus temem que esteja encobrindo um plano de fabricação de bombas.

O Irã e o grupo 5+1 (formado por Reino Unido, China, França, Rússia, Estados Unidos e Alemanha) afirmaram, em outubro, sua vontade de retomar o diálogo para tentar resolver o conflito.

O diálogo foi interrompido no ano passado, quando o Irã rejeitou a proposta de enviar todo seu urânio pouco enriquecido para o exterior, em troca de combustível pronto para uso civil em seu reator nuclear. Teerã aceitou uma proposta similar, meses depois, do Brasil e Turquia. Mas o documento não impedia o enriquecimento de urânio em solo iraniano. O Conselho de Segurança da ONU aprovou em junho uma quarta rodada de sanções ao país.

"Nós já repetimos que nossos direitos não são negociáveis [...] Nós só mantemos conversações para resolver problemas internacionais... para ajudar a estabelecer a paz", disse Ahmadinejad em um discurso na cidade central de Qazvin, transmitido pela TV.

Diplomatas ocidentais deixaram claro que esperam que o Irã atenda às preocupações sobre seu programa nuclear nas conversações propostas no mês passado.

Em uma carta datada de 9 de novembro, vista pela Reuters, o governo iraniano informou a chefe da política externa da União Europeia, Catherine Ashton, que o país está pronto para participar de reuniões entre 23 de novembro e 5 de dezembro.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página