Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/11/2010 - 10h36

Irã oferece data para retomada do diálogo nuclear

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O Irã ofereceu nesta terça-feira para retomar o diálogo sobre seu controverso programa nuclear com as potências na próxima segunda-feira (15), na Turquia.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

"Já chegamos a um acordo sobre o local, que é Turquia, e agora estamos considerando a possibilidade que data para as conversas seja em 15 de novembro", disse o ministro de Relações Exteriores, Manouchehr Mottaki, em declarações reproduzidas pela agência de notícias local Mehr.

Mottaki afirmou ainda ter esperança de que um acordo seja obtido em breve sobre a agenda da reunião e voltou a advertir "às potências ocidentais que encurralem sua postura de confronto e adotem uma posição mais construtiva".

A UE não confirmou a data.

Grande parte da comunidade internacional, com Estados Unidos e Israel à frente, acusa o Irã de esconder, sob seu programa nuclear civil, outro de natureza clandestina e aplicações bélicas cujo objetivo seria aquisição de um arsenal atômico, alegação que Teerã nega.

O Irã e o grupo 5+1 (formado por Reino Unido, China, França, Rússia, Estados Unidos e Alemanha) afirmaram, em outubro, sua vontade de retomar o diálogo para tentar resolver o conflito sobre o controvertido programa nuclear de Teerã.

O diálogo foi interrompido no ano passado, quando o Irã rejeitou a proposta de enviar todo seu urânio pouco enriquecido para o exterior, em troca de combustível pronto para uso civil em seu reator nuclear.

Teerã aceitou uma proposta similar, meses depois, do Brasil e Turquia. Mas o documento não impedia o enriquecimento de urânio em solo iraniano. O Conselho de Segurança da ONU aprovou em junho uma quarta rodada de sanções ao país.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página