Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/11/2010 - 00h18

Obama reitera a Medvedev sua intenção de ratificar Start antes de janeiro

Publicidade

DA EFE, EM YOKOHAMA

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, reiterou neste domingo a seu colega russo, Dmitri Medvedev, sua intenção de conseguir a ratificação do tratado de desarmamento nuclear Start com Moscou antes que tome posse o novo Congresso dos Estados Unidos, em janeiro próximo.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

Ambos os líderes se reuniram em Yokohama, no Japão, à margem da cúpula do Fórum de Cooperação Econômica Ásia Pacífico (Apec), da qual ambos participam.

Medvedev e Obama centraram suas conversas em assuntos econômicos, como as negociações para o ingresso da Rússia na Organização Mundial do Comércio (OMC), e de segurança, segundo indicaram ambos em breves declarações após o encontro, sem aceitar perguntas da imprensa.

Para a aprovação do Start, assinado por ambos os presidentes em abril passado em Praga, são necessários os votos favoráveis de 67 das 100 cadeiras do Senado dos EUA.

Até agora, o Partido Democrata liderado por Obama contava com 59 cadeiras, mas a vitória republicana nas legislativas do dia 2 supõe que na nova legislatura terá apenas 53, o que complicaria muito as possibilidades de ratificação do tratado, fruto mais importante obtido por Obama até agora no âmbito da política externa.

Ambos abordaram também a presença do líder russo na cúpula da Otan em Lisboa na próxima semana, onde se retomará o Conselho OTAN-Rússia, cujos trabalhos tinham sido dificultados pela oposição de Moscou ao sistema de defesa antimísseis que o Governo americano anterior planejava estabelecer na Europa do Leste.

O reatamento do Conselho e a presença de Medvedev em Lisboa, disse Obama, permitirá "desenvolver muitas consultas e reduzir as tensões no âmbito europeu" com a Rússia.

"Avançamos seriamente em nossas aspirações de nos somar à OMC. Espero que este processo continue e possamos nos converter em novos membros", afirmou o presidente russo.

Medvedev destacou também a importância para o resto do mundo de que os EUA se recuperem economicamente e desejou sorte neste empenho a Obama, "que trabalha para consegui-lo 24 horas ao dia".

Os dois líderes destacaram a excelência de suas relações e, enquanto Medvedev ressaltou que entendem muito bem um ao outro, Obama assegurou que foi ótimo se encontrar de novo com o colega russo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página