Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/11/2010 - 14h49

Fidel chama Obama de "rei mago" que "anda repartindo postos" na ONU

Publicidade

DA EFE, EM HAVANA

O ex-ditador cubano Fidel Castro comparou o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, com um "rei mago" que "anda repartindo postos" no Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas).

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

"Obama, como rei mago, anda repartindo postos no Conselho de Segurança das Nações Unidas, como quem controla uma propriedade sua", disse Fidel em suas novas "Reflexões", coluna publicada pela imprensa oficial e que ele dedica às recentes reuniões do G20 e do Fórum de Cooperação Ásia-Pacífico (Apec).

Fidel citou declarações dadas por Obama segundo as quais o presidente americano considera que o Japão é o modelo de país que deveria ocupar um posto permanente no Conselho de Segurança.

"Já antes, no plenário parlamentar de Nova Déli, [Obama] tinha dito que seu governo apoiará a eventual entrada da Índia no Conselho de Segurança das Nações Unidas. Paquistão, certamente, se queixou amargamente dessa promessa ianque", afirmou.

"O que não disse é se esse posto é com ou sem direito a veto, como se esse privilégio antidemocrático fosse eterno", acrescentou.

Além disso, Fidel ressaltou que "igualmente se ignora se tão generoso oferecimento deveria ser feito também a Lula, apesar dos mais de 500 milhões de latino-americanos", e lembrou também que "quase 1 bilhão de africanos não têm representação permanente nesse Conselho".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página