Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/11/2010 - 10h31

Ao menos 20 estão desaparecidos em desabamento na Índia; dono de edifício é preso

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Equipes de resgate buscam ao menos 20 sobreviventes em um desabamento em um edifício de cinco andares habitado por várias famílias de imigrantes, que matou ao menos 60 pessoas e deixou mais 80 feridos, na noite de terça, em Nova Déli.

Segundo a agência France Presse, há pelo menos 20 pessoas debaixo dos escombros do conjunto residencial, situado em Laxmi Nagar, bairro da zona leste da cidade.

Testemunhas contam ter ouvido gritos de pessoas com pedidos de ajuda vindo debaixo dos escombros. Dezenas de fotos preto e branco dos mortos estão penduradas nas paredes para que os familiares e amigos possam identificar as vítimas. Uma mulher teve de carregar sozinha o corpo de um garoto enrolado em um lençol.

O acidente ocorreu enquanto muitas famílias faziam o jantar. "O prédio veio abaixo como um castelo de cartas. Vi pessoas se agarrando aos pedaços de parede que restavam. Alguns tentavam pular para o lado de fora, mas não conseguiam, e outros ficaram presos", disse à France Presse Gurwinder Singh, motorista de táxi.

Saurabh Das/AP
Equipe remove os escombros após desmoronamento de um prédio de 5 andares abalado por chuvas na Índia
Equipe remove os escombros após desmoronamento de um prédio de 5 andares abalado por chuvas na Índia

IRREGULARIDADES

Vizinhos disseram que o proprietário do edifício estava tentando acrescentar mais um andar sem autorização à obra de 15 anos para abrigar mais moradores.

O dono do prédio, Amrit Singh, um empresário dono de uma usina de cimento, foi preso e acusado de homicídio culposo. Ele tentava fugir da área, segundo a agência oficial indiana.

Os técnicos acreditam que as chuvas tenham enfraquecido a estrutura. O porão do prédio foi inundado durante a enchente de outubro e a água acumulada no local jamais foi drenada pelas autoridades.

A construção era dois andares acima do permitido e seus fundamentos parecem ter sido enfraquecido com a águas das enchentes. Segundo autoridades, o solo próximo do rio era fraco de mais para suportar o tamanho do prédio.

A Índia tem sofrido recentes inundações provocadas por chuvas de monção e o prédio estava localizado próximo a um rio.

Segundo Sheila Dikshit, ministra chefe de Déli, é possível que o edifício, que abrigava moradias e duas empresas, de acordo com a imprensa, tenha sido construído sem autorização

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página