Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/11/2010 - 17h22

Irã nega que aviões invadiram seu espaço aéreo, e diz que foi só um exercício militar

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM TEERÃ

As forças armadas iranianas interceptaram seis "falsos" aviões inimigos que invadiram o espaço aéreo iraniano, como parte dos exercícios de defesa antiaérea realizados nesta semana, informou um porta-voz militar, citado nesta quarta-feira pela imprensa local, desmentindo assim a versão veiculada anteriormente.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

"O general Hamid Arjangi disse que as forças iranianas haviam identificado a invasão simulada de seis aviões desconhecidos no espaço aéreo iraniano", informou ao site da TV iraniana em inglês Press TV.

O site acusa a imprensa ocidental de ter distorcido as palavras de Hamis Arjangi, citado horas antes pela agência Fars, em declarações que não estabeleciam claramente que a interceptação de supostos aviões inimigos fazia parte dos exercícios militares.

"Ontem (terça-feira), nossas forças deram conta da invasão de seis aviões desconhecidos em nosso espaço aéreo, provocando a saída imediata de nossos aviões de caça para uma operação de interceptação", teria dito Hamid Arjangi, citado pela Fars, segundo o divulgado anteriormente.

"Nossos sistemas de artilharia foram colocados em alerta, os objetivos foram identificados e perseguidos e as advertências necessárias foram feitas", acrescentou o militar, sem dar mais detalhes.

Na terça, o Irã iniciou novas manobras militares para testar seu sistema de defesa aérea durante cinco dias, segundo o comandante Arjangi.

As manobras são para colocar em teste as capacidades defensivas de mísseis de curto, médio e longo lance, assim como uma nova versão do sistema de defesa aérea.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página