Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/11/2010 - 20h59

Fidel Castro diz que delegou atribuições como chefe do Partido Comunista em Cuba

Publicidade

DA REUTERS, EM HAVANA

O ex-presidente cubano Fidel Castro disse que delegou suas atribuições como chefe do Partido Comunista, informou a mídia oficial nesta quinta-feira, sugerindo que ele poderá renunciar a seu último posto de liderança.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

Fidel, de 84 anos, renunciou em 2008 à Presidência do país, por razões de saúde, mas manteve o influente cargo de primeiro-secretário do Partido Comunista, o único legalizado na ilha.

Mas, na quarta-feira, durante um encontro com estudantes, esclareceu que não se encontrava ali na qualidade de dirigente partidário.

"Fiquei doente e fiz o que devia fazer: deleguei minhas atribuições. Não posso fazer algo que não estou em condições de me dedicar todo o tempo", afirmou, segundo relato do "Granma", jornal oficial do Partido Comunista.

Nenhuma autoridade cubana se manifestou sobre a notícia. Uma fonte oficial se limitou a dizer, sob anonimato, que Fidel "não está trabalhando como primeiro-secretário."

Fidel se afastou do poder inicialmente em julho de 2006, quando transferiu provisoriamente o comando partidário a seu irmão mais novo, Raúl. O general de 79 anos foi efetivado na Presidência do país em 2008, mas em atos oficiais continua sendo apresentado como segundo-secretário do PC.

Fidel poderia manter nominalmente seu cargo até o congresso partidário de abril de 2011, no qual serão aprovadas importantes reformas econômicas.

Nos últimos anos, Fidel se dedica a escrever artigos a respeito de assuntos internacionais, como o desarmamento nuclear e o desafio da mudança climática. Sobre os assuntos internos de Cuba, não se manifesta.

Mas, no encontro desta semana com os estudantes, insinuou que apoia as medidas econômicas de Raúl, que incluem a redução do papel do Estado e a expansão do pequeno setor privado local.

"Fidel reconhece que está contente porque o país está caminhando, apesar de todos os desafios", disse o "Granma".

O economista independente Oscar Espinosa Chepe acha, no entanto, que Fidel não participa da preparação das reformas, e que "está preparando sua despedida."

Fidel chegou ao poder com a revolução de 1959 e governou Cuba durante quase meio século, sempre em antagonismo com os Estados Unidos, o que fez dele uma lenda para a esquerda mundial.

Em atos públicos, ele é apresentado como "líder da revolução", e Raúl diz que o consulta sobre as principais decisões de Estado.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página