Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/11/2010 - 02h57

Após nova explosão, Nova Zelândia anuncia morte dos 29 mineradores presos

Publicidade

DA EFE, EM SYDNEY

As autoridades da Nova Zelândia confirmaram nesta quarta-feira a morte dos 29 mineradores presos em uma mina desde sexta-feira, depois de uma segunda explosão de gás metano na galeria onde estavam.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

"Não houve sobreviventes após uma nova grande explosão sob a terra", anunciou o responsável policial das equipes de resgate, Gary Knowles.

Após a divulgação da notícia, dezenas de famílias abandonaram a sala de imprensa visivelmente emocionadas. Alguns familiares dos trabalhadores tentaram agredir policiais por não terem descido ao poço para salvar seus parentes, segundo testemunhas.

Knowles indicou que a explosão ocorreu às 14h37 do horário local (1h37 de Brasília): "No instante da explosão eu estava perto da entrada da mina, e o barulho foi impressionante, tão potente quanto a primeira."

A partir de agora, a operação de salvamento passou à fase de recuperação dos 29 corpos.

Durante a manhã foi perfurado um pequeno túnel até a galeria, mas os especialistas constataram no ar analisado um teor excessivo de monóxido de carbono e gás metano, além de oxigênio insuficiente.

Os trabalhos de resgate se viram prejudicados desde o primeiro momento pela reticência das autoridades em permitir que as equipes de resgate descessem à mina pelo risco de gás tóxico, o que frustrou as famílias.

Fracassou também a tentativa de que um robô articulado mostrasse o caminho aos socorristas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página