Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/11/2010 - 05h07

Defesa sul-coreana será reforçada na fronteira marítima com a Coreia do Norte

Publicidade

DA EFE, EM SEUL

O presidente da Coreia do Sul, Lee Myung-bak, ordenou nesta quinta-feira que seja reforçada a defesa na tensa fronteira marítima com a Coreia do Norte, em resposta ao ataque de terça-feira contra território sul-coreano, informou a Casa Presidencial.

Veja galeria de imagens dos ataques
Entenda a crise entre as duas Coreias
Lula condena ataques entre Coreias
Veja os principais confrontos entre as Coreias
Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

Lee convocou seus ministros e assessores relacionados com a segurança nacional e a economia para uma reunião de emergência na qual decidiu aumentar a presença militar nas cinco ilhas do Mar Amarelo, onde ocorreu o ataque.

O presidente sul-coreano indicou que é preciso estar preparado para "outra provocação" da Coreia do Norte, algo que "pode acontecer a qualquer momento", informou a agência local Yonhap.

O Governo decidiu "aumentar a força militar, incluindo tropas de terra, nas cinco ilhas do Mar Amarelo e dedicar mais verbas para fazer frente às ameaças da Coreia do Norte", indicou um porta-voz da Casa Presidencial.

Nas ilhas, a apenas alguns quilômetros do litoral norte-coreano, as forças militares serão equipadas com as melhores armas do Exército sul-coreano.

Uma dessas ilhas, Yeonpyeong, foi a atacada na terça-feira por 170 disparos de artilharia do regime comunista da Coreia do Norte, que deixaram quatro mortos --dois civis e dois militares-- e destruíram uma vintena de casas.

Seul decidiu também nesta quinta-feira modificar sua atual política a respeito de possíveis ataques norte-coreanos --as chamadas regras de enfrentamento-- desde seu atual estado "preventivo" pelo de "responder a uma possível provocação", segundo indica o porta-voz.

A fonte manifestou ainda que Seul vai seguir pressionando a China para que se dedique à resolução da crise --o mesmo pedido foi feito por EUA e Japão--, já que é grande aliado do regime norte-coreano.

Segundo a agência Yonhap, o ministro das Relações Exteriores chinês, Yang Jiechi, que tinha previsto visitar Seul na sexta-feira para se reunir com seu colega sul-coreano, Kim Sung-hwan, adiou sua viagem, alegando problemas de agenda.

Pequim mostrou sua "preocupação" pela tensão entre as duas Coréias, mas não condenou expressamente o ataque.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página