Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/11/2010 - 05h07

Começam as eleições parlamentares do Egito

Publicidade

DA EFE

Os colégios eleitorais do Egito abriram neste domingo (28) às 8h (horário local, 4h de Brasília) para receber os votos do pleito parlamentar, aos quais concorrem 5.064 candidatos.

Nesta votação devem ser preenchidos 508 postos da Câmara Baixa do Parlamento. Ela será seguida de uma segunda rodada em 5 de dezembro, caso a cadeira não seja coberta com a metade mais um dos votos.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

Parte como favorito o governante Partido Nacional Democrático, grupo político do presidente Hosni Mubarak, no poder desde 1981, que apresentou quase 832 candidatos oficiais, mas muitos mais como independentes.

Como segunda força política figuram os Irmãos Muçulmanos, um grupo ilegalizado em 1954, mas semitolerado pelo regime e que na Câmara Baixa tinha um quinto das cadeiras.

A oposição e organizações de direitos humanos expressaram seu temor de que o pleito não seja livre nem limpo, apesar da insistência das autoridades no contrário.

Não se permitiu a presença de observadores internacionais, e várias ONG locais se queixaram de não receber as autorizações oficiais para contar com observadores nos centros de votação e de cômputo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página