Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/11/2010 - 18h08

Senado uruguaio aprova tratado da Unasul e abre caminho para consolidação do bloco

Publicidade

DA ANSA, EM MONTEVIDÉU

O Senado uruguaio aprovou nesta terça-feira a adesão ao tratado constitutivo da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), o que faz com que o foro atinja as nove aprovações necessárias para consolidar-se e formar suas instituições.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

Os senadores aprovaram o documento após divergências entre a aliança governista, Frente Ampla, e partidos de oposição, Nacional e Colorado, ambos conservadores.

A iniciativa foi sancionada por 20 dos 26 presentes, sendo rejeitada apenas pelos legisladores nacionais e colorados. A intenção dos governistas era que o termo fosse ratificado ainda na última semana, antes da realização da cúpula de chefes de Estado e de governo da Unasul, na Guiana.

Na quinta-feira passada, a Câmara dos Deputados confirmou a iniciativa com 61 votos entre os 67 presentes. Naquele dia, contudo, no Senado, os opositores se opuseram a estudar o texto, sob o argumento de que a Frente Ampla teria a intenção de fazer a análise de "forma grave e urgente", visto que a coalizão pedia que o tema fosse levado na mesma ocasião para votação.

Os presidentes da Unasul, por sua vez, tinham a ilusão de realizar o encontro já com tal aprovação.

Após a promulgação, que precisa ainda ser assinada pelo presidente do país, José Mujica, o Uruguai vai se somar às nações que já se integraram formalmente ao bloco --Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Guiana, Peru, Venezuela e Suriname.

Com o respaldo de nove de seus 12 países-membros, o grupo consolida a sua criação. O próximo desafio da Unasul será agora eleger um novo secretário-geral, posto vago desde o falecimento do ex-presidente argentino Néstor Kirchner, em 27 de outubro.

O também uruguaio Tabaré Vázquez, que governou seu país de 2005 a 2010, está entre os potenciais candidatos ao posto e o anúncio do Senado pode ser visto como um avanço em relação ao tema.

A designação do novo secretário será analisada novamente pela Unasul nesta sexta-feira, quando os líderes sul-americanos voltam a se reunir na Argentina, país que sediará em Mar del Plata a 20ª Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo, marcada para os dias 3 e 4.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página